domingo, 12 de junho de 2011

Catequistas e Catequizandos

O Octávio vai fazer um ensaio com todas as crianças da catequese.
Pede-se que todos estejam presentes na próxima Quarta -Feira dia 6 de Junho pelas 18h.
Assim como os catequistas estão convidados a estarem presentes.

Agradeço a vossa colaboração
Carminda honrado

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Festa da Vida

No passado sábado, 4 de Junho, a Diocese de Lisboa reuniu 600 adolescentes, para a "Festa da Vida", foi um encontro muito bem vivido.
Deu-se inicio às 9h da manhã na Cidadela em Abrigada, seguindo-se em autocarros para Cabanas de Torres.
Aí começou a caminhada subindo-se a Serra do Montejunto a pé. Neste percurso houve quatro representação da Bíblia.
Esta caminhada pela Serra, cuja vista deslumbra quem quer que a faça. Foi enriquecida com alguns pontos de paragem pelo caminho, os adolescentes foram convidados a percorrer também um itinerário bíblico em volta do tema da Vida. No primeiro ponto, os adolescentes trabalharam sobre o tema da Criação. No segundo, com a presença de Abraão e Sara foram desafiados a viver a vida como uma vocação. No terceiro a aprofundar a Aliança com Deus e com os outros.
Já no cimo da Serra, nas ruínas do convento, um outro ponto de paragem convidava a algum descanso. Aqui puderam assistir a uma representação do episódio bíblico da multiplicação dos pães, onde a vida em abundância foi simbolizada pela distribuição de pão e por testemunhos de pessoas que viveram a vida como partilha: os Beatos Papa João Paulo II, Irmã Maria Clara e Chiara Luce.
Descendo para a capela da Senhora das Neves, encontraram um espaço de oração e de recolhimento. Aqui fizeram uma espécie de síntese do caminho efectuado através da oração. Já na Base Aérea de Montejunto, os adolescentes puderam em conjunto celebrar a Vida. A animação de um momento musical esteve a cargo do grupo Anima Christi. Esta festa conclui-se com a celebração da Eucaristia. Nela esteve em particular destaque a Cruz da Vida que no final foi entregue aos adolescentes. Com o convite da liturgia do dia da Ascensão, também os adolescentes se sentiram enviados a ser testemunhas de Jesus.
Da nossa Paróquia participaram 5 adolescentes, cujo testemunho foi muito bom.
Estes momentos são sempre muito importantes na vida de cada um de nós.
Fica o desafio para o próximo ano, para que outros também participem.
Carminda Honrado

sábado, 4 de junho de 2011

1ª Confissão, 3º ano de Catequese








No passado dia 29 de Maio, a nossa Paróquia esteve em festa, as crianças do 3º ano de Catequese, receberam pela 1ª vez o sacramento da reconciliação.
Se a 1ª Comunhão é importante, porque o alimento que é Jesus, torna-nos muito mais fortes para a nossa caminhada de Cristãos.
A 1ª Confissão é um momento muito importante na nossa vida de cristãos, é ter humildade e reconhecer que nem sempre fazemos o que é melhor para nós e para os outros e pecamos.
Na nossa Paróquia as 1ª confissões feitas na missa dominical, ajudam a também a nós adultos, reconhecer que somos frágeis e pecadores, que precisamos do abraço amoroso de Deus.
Ás Catequistas, Bé Bragança e Joana Saloio, em meu nome e de toda a comunidade o nosso sincero obrigada, pelo vosso belo trabalho, todos estamos certos que Deus vos recompensará.
Carminda Honrado