Foi apresentada no Vaticano a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que se realizará em Madrid, de 16 a 21 de Agosto de 2011, com a presença programada de Bento XVI.
"Se cada Jornada Mundial da Juventude é um presente para toda a Igreja, também é, em primeiro lugar, para a Igreja local que a recebe", afirmou o Cardeal Antonio María Rouco Varela, arcebispo da capital espanhola.
A Espanha é o primeiro país a acolher a JMJ pela segunda vez. Em 1989, este evento foi realizado em Santiago de Compostela, quando o Cardeal Rouco Varela era ali arcebispo.
No dia 16 de Agosto de 2011 acontece a Missa de inauguração na Plaza de Cibeles, de Madrid. De 17 a 19 de Agosto, haverá catequeses em diferentes paróquias da capital espanhola.
No dia 18, os jovens darão as boas-vindas ao Papa. No dia 19, tem lugar a Via-sacra e no dia 20, a vigília no aeródromo Cuatro Vientos.
O evento termina no dia 21 de Agosto, com a Missa de encerramento e o anúncio da sede da JMJ de 2014.
A história das JMJ, que se realizam a cada 3 anos desde 1985, "é uma história fascinante, do nascimento de uma nova geração de jovens", disse o Cardeal Stanislaw Rylko, presidente do Conselho Pontifício para os Leigos.
"Temos certeza de que, também desta vez, os jovens responderão ao convite do Papa e Madrid se vai converter no lugar de uma nova epifania, de uma Igreja jovem, radicada e fundada em Cristo, sólida na fé", concluiu.
Webmaster|Zenit